quinta-feira, 21 de maio de 2015

TEM QUE OUVIR: Wilco - Yankee Hotel Foxtrot (2002)

O Wilco é hoje um patrimônio do rock alternativo americano. A banda nasceu após a dissolução do grupo de alt-country, Uncle Tupelo. Seu líder, Jeff Tweedy, reuniu todas suas influências - Woody Guthrie, The Byrds, Neil Young, Big Star, R.E.M., Daniel Johnston, Replacements e Sonic Youth - neste caldeirão power pop-country-alternativo.


Yankee Hotel Foxtrot (2002) é o terceiro disco do grupo. Após gravado, ele foi recusado pelo selo Reprise, da Warner, por ser considerado pouco acessível. Nonesuch, outro selo da Warner, se interessou pela obra e fechou contrato com a banda. Resultado: a Warner, no maior exemplo de amadorismo - no mal sentido - da indústria musical, pagou duas vezes pelo mesmo trabalho. E o mais incrível, neste meio tempo, a banda soltou o disco para streaming gratuito na internet - lembrem-se, em 2002! -, onde obteve sucesso de público e crítica. Essa pequena história ajuda a explicar a morte das grandes gravadoras.

Se a história dos bastidores já é ótima, musicalmente o álbum não deve em nada. Acompanhado dos excepcionais John Stirratt (baixo, único parceiro de Tweedy remanescente do Uncle Tupelo), Glenn Kotche (bateria), Leroy Bach (teclados) e do já falecido Jay Bennett (guitarra), Jeff Tweedy soltou a mão em composições primorosas. 

Em meio a bela melodia vocal de "I Am Trying To Break Your Heart", surge um groove desconcertante de bateria e notas de um piano que parece estar desafinado. Seu final cacofônico se aproxima de um glitch/drone/ambient. Tudo isso é feito sem abandonar o lirismo. Que abertura!

Muito mais protocolar é a maravilhosas "Kamera”, dona de violões pesados típicos do folk rock, batida seca, além de detalhes de arranjos que remetem ao Beach Boys. Essa associação se dá devido o uso de vibrafones, sinos e outros instrumentos inusitados.

Essa ponte entre a sonoridade crua da música folk e texturas pontualmente ruidosas eleva composições melódicas por natureza, vide a linda “Radio Cure”, interpretada de forma dolorosa pelo Tweedy.

A doce (e ruidosa) "War On War" é mais uma faixa de gosto fácil. Sua melodia de piano é memorável e os versos convidativos. 

A delirante "Ashes Of American Flags" tem das melhores melodias do grupo, cantada de forma gentil e ambientada por climas ricos em possibilidades timbristicas. 

Destaque ainda para a divertida "Heavy Metal Drummer" (tremendo refrão), a contagiante "I'm The Man Who Loves You" (de guitarras ruidosamente psicodélicas), a ousadia chamber pop de "Poor Places" e a épica/ambiciosa balada "Reservations" (que deságua numa espécie de drone/ambient).

Mas nada é mais marcante que "Jesus, Etc.", dona de leveza melódica que provoca paixão imediata. Parece feita especialmente para cantar e se deliciar junto.

De distribuição inovadora, letras confessionais, experimentalismo nos arranjos, timbres preciosos e riqueza/eficiência melódica explicita, sem deixar de ser acessível - ao contrário do que dizia a Reprise -, Yankee Hotel Foxtrot tornou-se não só o principal lançamento do grupo, mas um dos grandes discos do século XXI.

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