domingo, 1 de fevereiro de 2015

TEM QUE OUVIR: The Byrds - Mr. Tambourine Man (1965)

A importância que o The Byrds teve para o desenvolvimento da música popular é por vezes ignorado. Sendo um elo sonoro entre Bob Dylan e os Beatles, o grupo foi um dos grandes nomes na década de 1960, sendo seu disco de estreia determinante para essa premissa.


Longe da amplitude sonora que o grupo percorreria no decorrer da ousada carreira, Mr. Tambourine Man (1965) é o alicerce da banda, focado basicamente na música pop e folk, embora agregando a típica abordagem rockeira hippie da época. Era o som da Califórnia. 

De autoria do Bob Dylan, "Mr. Tambourine Man", embebida pela guitarra rickenbacker de 12 cordas do Roger McGuinn, fez enorme sucesso quando single e por si só bancou o lançamento do disco. A faixa é o alicerce daquilo que ficou conhecido como jangle pop (jingle-jange).

Outras três composições do Dylan preenchem o trabalho: "Spanish Harlem Incident", "All I Really Want To Do" e "Chimes Of Freedom". A eletrificação do tradicionalismo folk se dá através de "The Bells Of Rhymney", composição do lendário/veterano Peter Seeger.

Embora com tantas versões, as canções autorais dos Byrds não ficam para trás, vide a energia jovem power pop de "I'll Feel A Whole Let Better", a doçura melódica vocal de "You Won't Have To Cry", a psicodelia de "Here Without You" e o arranjo primoroso de "I Knew I'd Want You", com direito a participação Leon Russel no piano elétrico.

O álbum pode até não ser o principal dentro da discografia da banda, mas registra a fase inicial, com David Crosby e Gene Clark ainda disputando a rédea. Obra fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário