domingo, 1 de fevereiro de 2015

TEM QUE OUVIR: The Byrds - Mr. Tambourine Man (1965)

A importância que o The Byrds tem para o desenvolvimento da música popular é por vezes ignorada. Sendo um elo sonoro entre Bob Dylan e Beatles, o grupo foi um dos grandes nomes na década de 1960, sendo seu disco de estreia determinante para essa premissa.


Longe da amplitude sonora que o grupo percorreria no decorrer da ousada carreira, Mr. Tambourine Man (1965) é o alicerce da banda, focado basicamente na música pop e folk, embora agregando a típica abordagem rockeira hippie da época. Era o som da Califórnia, ainda que produzido antes do Verão do Amor.

De autoria do Bob Dylan, "Mr. Tambourine Man", embebida pela guitarra rickenbacker de 12 cordas do Roger McGuinn, fez enorme sucesso quando single e por si só bancou o lançamento do disco. A faixa é o alicerce daquilo que ficou conhecido como jangle pop (jingle-jange).

Outras três composições do Dylan preenchem o trabalho: "Spanish Harlem Incident", "All I Really Want To Do" e "Chimes Of Freedom". A eletrificação do tradicionalismo folk se dá através de "The Bells Of Rhymney", composição do lendário/veterano Peter Seeger.

Embora com tantas versões, as canções autorais dos Byrds não ficam pra trás, vide a energia jovem power pop de "I'll Feel A Whole Let Better", a doçura melódica vocal de "You Won't Have To Cry", a psicodelia de "Here Without You" e o arranjo primoroso de "I Knew I'd Want You", com direito a participação Leon Russel no piano elétrico.

O álbum pode até não ser o principal dentro da discografia da banda, mas registra a fase inicial, com David Crosby e Gene Clark ainda disputando a rédea. Obra fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário