quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TEM QUE OUVIR: 10cc - Sheet Music (1974)

Durante certo momento na história da indústria musical, foi possível lançar singles de sucessos com riqueza sonora irrefutável. Se hoje o pop rock causa vergonha, é preciso olhar para trás e perceber que nem sempre foi assim. 10cc é a prova disso.


A banda formada por quatro compositores/multi-instrumentistas talentosos - Lol Creme, Kevin Godley, Graham Gouldman e Eric Stewart - atira de forma sarcástica em direção a todos os estilos, criando um frankenstein musical cheio de personalidade e ousadia. Não por acaso o grupo se enquadra no rótulo de art rock.

Talvez inspirados pelo Paul McCartney - que produzia no mesmo estúdio o álbum McGear (Mike McGear) -, Sheet Music (1974) apresenta um salto na eficiência melódica do grupo.

"The Wall Street Shuffle", um hit da sua época, abre o disco evidenciando de imediato a qualidade da produção e dos arranjos.

Além de instrumentalmente brilhante, "The Worst Band Of The World" é liricamente perspicaz e divertida. Por sua vez, "Silly Love" é um rock n' roll dos mais classudos e encorpados. Já "Old Wild Men" (que inaugura o estranho apetrecho gizmo, que dá a guitarra sonoridade de sintetizador) e "Clockwoek Creep" são de ousadia latejante e hipnotismo sonoro explicito.

O desempenho comercial (principalmente na Inglaterra) e o êxito artístico deste disco parece utópico atualmente, mas em algum momento na história a música pop venceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário