segunda-feira, 7 de julho de 2014

TEM QUE OUVIR: Rancid - ...And Out Come The Wolves (1995)

Muito se fala, principalmente aqui no Brasil, sobre a cena de punk rock californiana da década de 1990, fomentada pela gravadora Epitaph. São incontáveis os grupos brasileiros - dos Raimundos ao CPM 22 - que beberam desta fonte, sendo ...And Out Come The Wolves (1995) do Rancid o melhor representante deste cenário.


O Rancid faz a ponte entre o ska punk - tão mal explorado por grupos como Sublime - com o punk rock do Social Distortion. Neste caldeirão, a influência de Clash é óbvia.

O que torna o Rancid sonoramente tão consistente são as linhas de baixo frenéticas e de timbre metálico do Matt Freeman em faixas como "Maxwell Murder" e "Journey To The End Of The East Bay". Somando a isso temos as guitarras barulhentas do Tim Armstrong, influenciadas por Ramones, The Specials e rockabilly em geral (destaque para "Lock, Step & Gone" e "Listed MIA"). Vale dizer que ambos são remanescentes do Operation Ivy.

A fórmula de intercalar momentos esporrentos com passagens melódicas caí bem em "The 11th Hour" e "Roots Radical", ambas com típico backing vocals de "pirata beberrão" em seus refrães. 

As letras divertidas tratam de temas como skate, as ruas, a juventude e justificam o porque do álbum ter caído no gosto da molecada. Não por acaso a altamente fixante "Time Bomb" tornou-se um hit entre aquela geração. Clássico da união do rock com o ska.

Outro grande sucesso do álbum é "Ruby Soho", com sua interpretação beberrona tão característica e refrão poderoso.

Vale lembrar que o álbum tem a produção do Jerry Finn (um arquiteto do pop punk), mixagem do Andy Wallace e masterização do Howie Weinberg. A Epitaph deve ter gasto todo o dinheiro do Smash (sucesso do Offspring) neste disco.

Com 19 faixas sequenciadas sem deixar a peteca cair, ...And Out Come The Wolves é perfeito pra iniciar uma festa, tentar uma manobra de skate ou simplesmente curtir sem grande pretensão enquanto se é jovem. Afinal, é disso que se trata o rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário