quarta-feira, 11 de junho de 2014

TEM QUE OUVIR: Green Day - American Idiot (2004)

Muito do que eu escrevo aqui no blog eu não vivi, apenas li. Contextualizar musicalmente/historicamente um álbum torna-se então uma tarefa por vezes difícil. Mas com o Green Day é fácil. Embora American Idiot (2004) não esteja nem perto dos meus discos prediletos, reconheço que é preciso somente boa vontade para perceber seu valor dentro daquele cenário exposto. 


Produzido e lançado em meio a cruel, multimilionária e humanamente injustificável Guerra no Iraque, o Green Day aproveitou o sumiço das fitas daquele que viria a ser seu novo trabalho - o ainda inédito Cigarettes And Valentines -, para desenvolver um disco maduro, que justificaria a existência do grupo, tendo em vista que muitos diziam que a banda sobrevivia graças a herança assegurada pelo infame Dookie (1994).

O rock mainstream vivia até então sua fase mais critica. O "emocore/pop-punk 00's" havia se estabelecido enquanto gênero e comportamento. Abusando dos trejeitos, maquiagens e roupas do estilo, o Green Day conquistou um público mais novo e ganhou repúdio de alguns fãs antigos, que não perceberam que, por trás daquela postura, haviam boas composições.

Emotivo, assim como melódico, explosivo, sofisticado e socialmente engajado, o Green Day renovou o rock de arena. As músicas de American Idiot tinham nas mesmas proporções referências de punk rock, pop, hard rock, rock alternativo e ópera rock. Há até mesmo quem considere um trabalho conceitual, sendo comparado improporcionalmente com The Wall (Pink Floyd) e Tommy (The Who).

Foram vários os hits, vide a tipicamente pop punk "American Idiot", a épica "Jesus Of Suburbia", a boa balada "Wake Me Up When September Ends" e a divertida "Holiday", todas evidenciando a qualidade subestimada dos integrantes enquanto compositores e instrumentistas. Vale também destacar a mixagem robusta do lendário Chris Lord-Alge.

Passado mais de 10 anos, o emocore foi enterrado, assim como milhares de civis iraquianos e jovens americanos conduzidos a guerra. Já o American Idiot continua vivo, atual e rendendo frutos ao trio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário