domingo, 6 de abril de 2014

TEM QUE OUVIR: Ratt - Out Of The Cellar (1984)

Já se passaram décadas desde que aquela cena de heavy metal/hard rock oitentista (para nós brasileiros, hard farofa) oriunda da Califórnia foi aniquilada. Os cabelos espalhafatosos, guitarristas virtuosos, refrães pegajosos e temas festivos não sobreviveram bem ao tempo. Mas ao rever a história, em meio a toda aquela palhaçada, é preciso admitir que o Ratt apresentou um bom repertório, vide o ótimo Out Of The Cellar, uma ovelha negra em meio a tantos trabalhos medonhos.


Com músicos acima da média, vide o excepcional guitarrista Warren DeMartini (elogiado até mesmo pelo Frank Zappa), a banda apresenta momentos divertidos, embalados por riffs empolgantes ("Lack Of Communication"), solos mirabolantes ("In Your Direction") e refrães energéticos ("She Wants Money"). Mesmo em "Wanted Man", faixa que abre o disco, já é possível notar uma maturidade no arranjo.

Embora tenha feito enorme sucesso nos EUA, a banda não abre mão do peso nas canções, sendo incrível pensar no alcance que "Round & Round" teve na época. E o esporro se prolonga pela ótima "Back For More" e pelas tipicamente heavy metal "The Morning After" e "I'm Insane".

Resumindo, toda a energia que nos remete a festas intermináveis frequentadas por coelhinhas da Playboy e com cocaína consumida desenfreadamente estão enraizadas na atmosfera deste disco. É óbvio que nem tudo está salvo, como comprova as letras imaturas, timbres polidos, excesso de euforia e a capa datada. Todavia, se há algo daquela época que pode ser aproveitado está justamente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário