terça-feira, 11 de março de 2014

TEM QUE OUVIR: Minutemen - Double Nickels On The Dime (1984)

Existe uma premissa de que bandas punks não possuem grande desenvoltura técnica. Não é isso que revela Double Nickels On The Dime (1984), clássico do Minutemen lançado pela SST.


Antes mesmo da cena hardcore dar sinais de saturação, o grupo, que já fazia burburinho acompanhando bandas como Bad Brains, investiu num disco longo e conceitual, tentando provar - numa espécie de disputa amigável com Hüsker Dü, que acabará de gravar o clássico Zen Arcade - que conseguiam ser ainda mais criativos e musicalmente prolíficos. 

Formado pelo guitarrista/vocalista D. Boon, o ícone do baixo Mike Watt e o baterista George Hurley, as composições transitam pelo funk ("Viet Nam"), folk ("Cohesion"), jazz ("It's Expected I'm Gone" e "The Politics Of Time") e por doideras inclassificáveis ("You Need The Glory"), sempre mantendo a atitude punk ("Shit From An Notebook"), esbanjando arranjos divertidos e letras de cunho socialista ("This Ain't No Picnic"). É possível até mesmo prever a criação do funk metal em "The Roar Of The Masses Could Be Farts".

Sobrou até mesmo para as canções do Van Halen ("Can't Talkin About Love"), Creedence Clearwater Revival ("Don't Look Now") e Steely Dan ("Dr. Wu") ganharem versões esquisitíssimas.

Em meio a toda essa loucura, nasceu um clássico. "Corona" foi posteriormente usada na abertura do programa Jackass e fez bastante sucesso, sendo possivelmente o auge da popularidade grupo, ainda que com 20 anos de atraso. Infelizmente, D. Boon não viu nada disso, já que morreu pouco tempo depois do lançamento do disco, num acidente de carro, durante uma tour com o R.E.M..

Vale destacar ainda a abertura do disco com a espetacular "D.'s Car Jam / Anxious Mo-Fo", a quebradeira de "Theatre Is The Life Of You", frenética "Nature Without Man", a grooveada "West Germany". Todas com performance brilhante e sonoridade incisiva e orgânica.

Com 45 músicas distribuídas em mais de 80 minutos num LP duplo - que ao invés de lado A e B, era demarcado pelo nome dos músicos -, o Minutemen criou uma nova forma de "faça você mesmo". Ser estranho, técnico e experimental passou a fazer parte do jogo punk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário