segunda-feira, 10 de março de 2014

TEM QUE OUVIR: Frank Zappa - Hot Rats (1969)

Não há como negar que o Mothers Of Invention - grupo encabeçado pelo Frank Zappa -, tenha sido um dos projetos musicais mais audaciosos da década de 1960. Todavia, os discos da banda não vendiam bem e o líder acumulava dividas que tornaram o projeto inviável. Sem escolha, Zappa partiu para sua prolifera carreira solo, sendo Hot Rats (1969) um dos mais emblemáticos registros do multi-artista.


Com um time de músicos compacto, mas não menos espetacular, formado por nomes como Ian Underwood, Jean-Luc Ponty e o doidão Captain Beefheart, Zappa lançou aquele que é para muitos o primeiro registro de jazz-rock.

"Willie The Pimp" é a única faixa vocal do álbum, sendo cantada (ou seria resmungada?) por Beefheart. Seu instrumental encorpado é calcado no rhythm & blues, todavia, seu solo de guitarra subverte a ordem natural das coisas, estando muito mais próximo de um longo improviso jazzistico do que de uma abordagem bluesy.

Promovendo jams, expondo seu conhecimento erudito e atitude rock n' roll, obras instigadoras surgem na sequência, com destaque para as longas "Son Of Mr. Green Genes" e "The Gumbo Variations", ambas de improvisos radiantes. O ritmo sincopado e as melodias angulares de "It Must Be A Camel" também merecem atenção.

Embora a qualidade de todas as composições seja transparente, foi justamente a mais curta delas, "Peaches En Regalia", que tornou-se um hino. Com pouco mais de três minutos, a faixa traz ritmos e melodias (ora jazzy, ora "oriental") estranhíssimos de flauta, sax, clarinete, guitarra, baixo, bateria e piano, que em conjunto formam um rico emaranhado de timbres. Uma meticulosa composição e arranjo interpretado com fluidez. Não por acaso a música era uma das poucas que não ficavam de fora dos show do Zappa.

Reunindo seis composições de autoria do genial bigodudo, o disco serve de ponta pé inicial para conhecer a carreira de um dos mais brilhantes, prolíferos e inventivos compositores de todos os tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário