segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TEM QUE OUVIR: Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)

O que ainda não foi dito sobre o álbum de estreia do Led Zeppelin? A história muitos já conhecem, mas vale relembrar:

Após debandada geral no Yardbirds, Jimmy Page - experiente produtor, músico de estúdio e único remanescente do grupo -, reuniu astutamente John Paul Jones (baixista e arranjador, também com experiência em estúdio), John Bonham (bateria) e Robert Plant (voz), naquela que é para muitos a melhor/maior banda de rock de todos os tempos. Como cartão de visitas está esse disco, gravado com pouca grana (que saiu do bolso do Page) e em poucas horas. Foi mais que o suficiente para nascer um clássico.


Sob o comando do Page (e do “mafioso empresário” Peter Grant), a banda se consagrou sem lançar singles, fazendo de cada disco um acontecimento. A Atlantic assistiu passivamente o sucesso do grupo, desde o início sem interferir na direção sonora da banda.

"Good Times, Bad Times" abre o disco chocando todos os ouvintes da época, até mesmo John Lennon, que disse que não sabia que uma banda poderia soar "desta forma", ou seja, tão pesada quanto tecnicamente impecável. Destaque para a impressionante levada de bumbo do Bonham.

E o que falar da emblemática "Dazed And Confused"? Não da para saber o que é melhor: a linha de baixo misteriosa do John Paul Jones, o groove discreto/pesado do Bonham, a voz potente do Plant ou o solo épico do Page. Tudo meticulosamente captado e produzido.

E transbordam canções maravilhosas por todos o disco, vide a linda "Babe I'm Gonna Leave You" (atenção para a alternância da dinâmica, indo do acústico pastoral para o heavy metal soturno num piscar de olhos); o blues tão amado pelos ingleses "You Shook Me"; a sublime "Your Time Is Gonna Come"; o folk-indiano-lisérgico "Black Mountain Side" (que contém uma enigmática afinação de violão inspirada no Bert Jansch); e a inacreditavelmente pesadíssima (e pré-heavy metal) "Communication Breakdown".

Aclamado pelo público e criticado pela imprensa, Led I é um marco na história do rock. Para muitos, a melhor estreia de uma banda, que logo em seu debut já diz para que veio. Sejamos sensatos, se você não conhece esse disco de cabo a rabo, você não sabe nada sobre rock n' roll. Obrigatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário