quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TEM QUE OUVIR: Elton John - Goodbye Yellow Brick Road (1973)

Acho bobagem o papo de que não se produz música boa atualmente. Todavia, ouvindo Goodbye Yellow Brick Road (1973) - clássico do Elton John, que colocou o artista no topo da Billboard -, é que entendemos o quanto a música pop ficou rasteira.



Esse álbum duplo se deve a um surto de criatividade que o Elton John obrigou-se a ter. Ao ser impedido de gravar no estúdio que tinha previamente agendado na Jamaica, já que o mesmo não oferecia condições técnicas para realizar o trabalho, Elton John se enclausurou diante das letras do seu parceiro Bernie Taupin e musicou tudo de forma brilhante.

A épica "Funeral For A Friend/Love Lies Bleeding" caminha entre o glam rock e o rock progressivo, transitando por ambos estilos com fluência, evidenciando o talento de Elton John enquanto compositor, pianista e cantor. Ainda que acessíveis, as músicas apresentam arranjos soberbos, arquitetados pelo Del Newman, vide a estonteante "Grey Seal" e maravilhosa balada "I've Seen That Movie Too".

Entre os melhores momentos de Elton John enquanto interprete estão verdadeiras pérolas da música pop, como "Bennie And The Jets" - um r&b que fez muito sucesso inclusive nas rádios de "música negra" - e "Candle In The Wind" - composta em homenagem a Marilyn Monroe e posteriormente dedicada a princesa Diana -. E o que dizer da faixa que nomeia o disco? Um dos grandes hits da música inglesa, dona de melodia maravilhosa e refrão exuberante.

O baixo ultra melódico do Dee Murray no arranjo épico de "Tha Ballad Of Danny Bailey (1909-34)", a força rockeira de "Saturday Night's Alright (For Fighting)" e o precioso final com "Harmony" estão também entre os destaques do disco.

Poucos ousam negar o talento do Elton John, mas muitos se esquecem que por trás de sua personalidade monárquica, histórias nebulosas, vestimentas espalhafatosas e projetos filantrópicos, está um dos maiores nomes na música pop de todos os tempos. Basta ouvir Goodbye Yellow Brick Road para perceber.

Um comentário:

  1. Um dos maiores e melhores álbuns da música pop em todos os tempos, e um concentrado básico de toda a carreira deste gênio do estilo que é Sir Elton John.

    ResponderExcluir