quinta-feira, 25 de julho de 2013

TEM QUE OUVIR: ZZ Top - Tres Hombres (1973)

É espantosa a quantidade de pessoas que só conhecem o ZZ Top pelas longas barbas da linha de frente do trio ou por algum chatíssimo - ao menos para mim - sucesso do grupo lançado na década de 1980, onde a banda flertou erroneamente com a música pop. Todavia, ainda que não querendo bancar o saudosista, a verdade é que esse patrimônio musical americano produziu verdadeiras pérolas na década de 1970. A principal delas é o disco Tres Hombres (1973).


Adotando naturalmente a fórmula "blues + rock", o grupo texano produziu o que há de melhor no southern rock, conseguindo não só o prestigio da critica, mas também do público, principalmente com o hit "La Grange", faixa de riff impecável, solo cortante e vocais gravemente sussurrados.

A sonoridade crua e potente, que somente um power trio pode obter, está presente em diversas canções, vide a cheio de groove "Waitin' For The Bus", a cadenciada "Jesus Just Left Chicago" e o boogie stoniano "Move Me On Down The Line". Letra sacana e tipicamente sulista infesta a potente "Precious And Grace".

O lendário Billy Gibbons estraçalha sua guitarra no solo espetacular de "Beer Drinkers And Hell Raisers". Ali ele extrai harmônicos pré-Zakk Wylde e tapping pré-Eddie Van Halen, tudo isso com um timbre que parece rasgar o auto falante. Já em "Hot, Blue And Righteous" é a doçura r&b da balada que é evidenciada.

Se a sua ideia para hoje é pegar a estrada, tomar cerveja ou simplesmente relaxar ao som do mais puro rock n' roll texano, não há trilha sonora melhor que esse avassalador disco do ZZ Top. Clássico do blues rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário