terça-feira, 30 de abril de 2013

0016: Miles Davis - So What (1959)

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Jazz. Pensando nisso, trago aqui um dos mais conhecidos temas/standard de todos os tempos. Falo da maravilhosa "So What", lançada por Miles Davis em seu clássico álbum Kind Of Blue (1959).

A música que abre o disco tem seu tema central executado pelo contrabaixo extremamente influente do Paul Chambers. Logo sua melodia simples vira um walk bass saboroso, que junto do piano de harmonia perfeita do Bill Evans (escrito por Gil Evans) e a bateria cheia de groove do Jimmy Cobb - com direito ao lendário ataque violento no prato aos 1:32 -, forma uma confortável cama para que Miles Davis, Cannonball Adderley e John Coltrane se entreguem em grandes improvisos, sempre melódicos, maduros e de interpretação magistral.

A complexidade dos improvisos são um contraponto a síntese do tema. É como se no meio de uma história, um toque divino mudasse o rumo para algo completamente inesperado.

Ao ouvir a faixa é impossível não perguntar se algum outro grupo já teve um time de músicos tão espetacular quanto esse? Creio que não.

A bela composição e execução primorosa de todos os envolvidos na faixa fez da música um dos grandes clássicos do gênero, sendo constantemente regrava pelos mais diversos instrumentistas, como Grant Green, Ron Carter, George Benson, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário