O jazz rock - ou se preferir, fusion - emergiu em meados da década de 1970 através de trabalhos da Mahavishnu Orchestra e Return To Forever, nunca alcançando estrondoso sucesso comercial - pelo som, nem pudera -, mas conquistando fãs fiéis e influenciando incontáveis músicos. Um dos registros mais importantes do estilo é Heavy Weather (1977) do Weather Report.
Lançado no auge do punk rock e da disco music, o álbum conseguiu certo destaque na mídia, sendo premiado como melhor disco de jazz do ano até mesmo pela revista Playboy. A força do trabalho está concentrada em três dos mais brilhantes instrumentistas de todos os tempos: o mago dos teclados Joe Zawinul, o gênio do baixo Jaco Pastorius e o lendário saxofonista Wayne Shorter.
Joe Zawinul chama atenção logo na faixa que abre o disco, a ótima "Birdlad". Seu timbre polivalente, que vai do simples piano passando por texturas complexas, apresenta sempre inteligência na construção harmônica, como fica evidente na ótima "A Remark You Made".
Jaco Pastorius é possivelmente o baixista mais influente de todos os tempos. Ao ouvir as belas frases de baixo fretless em "Harlequin" e as passagens velozes de "Teen Town" (em cima de um clima detetivesco nebuloso) é possível entender o porquê.
Wayne Shorter brilha na composição e no solo da espetacular "Palladíum", ainda que os outros músicos também esbanjem um groove desconcertante na mesma faixa.
O disco ainda reserva espaço para "Rumbá Mamá", música focada na percussão, que lembra bastante o trabalho experimental do Hermeto Pascoal.
Heavy Weather é de audição essencial pra quem se interessa por música bem tocada. Documento indispensável da música instrumental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário