Mesmo que este tenha sido o primeiro disco de Jards Macalé, o artista já era conhecido por suas composições gravadas por Elizeth Cardoso e Nara Leão, além de ter feito direção artística para Maria Bethânia e Caetano Veloso, esse último no clássico Transa, também de 1972.
Não é absurdo dizer que o Lanny Gordin tem um papel de destaque, sendo esse seu melhor trabalho dentre tantos clássicos que gravou. A insana linha de baixo e o estupendo solo de guitarra - lindo timbre acústico - em "Farinha do Desprezo" (Capinam) ainda hoje soam imprevisíveis. Destaque também para as levadas de bateria do Tutty. Detalhe para citação de "Vapor Barato" no final da faixa, interpretada singularmente pelo Jards. Espetacular!
Também em parceria com Capinam está “Movimento Dos Barcos”, canção tão bela que remete ao Dorival Caymmi, não somente pela temática, mas também pelo uso do violão enquanto construção de cenário. A melodia é lindíssima.
Tutty Moreno merece um capítulo à parte. As marcações de bumbo que ele faz no samba-rockeiro "Revendo Amigos" são inacreditáveis. Outra canção que soa bastante rockeira é a ótima "Farrapo Humano" (Luiz Melodia).
A linda "Mal Secreto", interpretada posteriormente pela Gal Costa - também com Lanny Gordin -, é ainda mais delirante aqui. O clima de jam da gravação fica nítido, ressaltando a dinâmica vagarosa e o baixo envolvente. Outra faixa regravada pela cantora é a sucinta e emocionante "Hotel das Estrelas".
As letras surreais e os instrumentais jazzisticos de "78 Rotações" e do hino maldito - “maldito” não por predileção artística, mas por ineficiência da indústria cultural do país - "Let's Play That" são vanguardistas em suas inquietações, sendo essa última dona de ótima letra de autoria do Torquato Neto.
Este disco revelou um compositor-intérprete inventivo em sintonia completa com músicos geniais, que suaram a camisa para aperfeiçoar os arranjos no pouco tempo de ensaio que tiveram no porão do Teatro Opinião. Ainda que o álbum não tenha feito sucesso na época, o culto por trás da obra é a prova de sua relevância artística. Para mim, o melhor disco da MPB de todos os tempos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário