domingo, 11 de novembro de 2012

TEM QUE OUVIR: Slade - Slade Alive! (1972)

Trago pela primeira ao "Tem Que Ouvir" deste humilde blog um disco gravado ao vivo. E diferentes de outros registros "ao vivo", neste não existe overdubs. O disco é uma performance genuína e barulhenta de uma verdadeira banda de rock n' roll. Pesado, cru, sujo e potente, o clássico disco "vermelho do Slade", - como é conhecido aqui no Brasil -, é um petardo que ainda hoje impressiona.


O cover do Ten Years After, "Hear Me Calling", abre o álbum já mostrando toda a visceralidade da banda, ainda que sem perder o lado melódico. O timbre de baixo do subestimado Jim Lea é um dos alicerces do hard rock setentista.

O ótimo riff do Dave Hill na esporrenta "In Like Shot From My Gun" da sequência ao espetáculo. Entre outras músicas desordeiras estão "Know Who You Are" e a acachapante "Keep On Rocking".

"Darling Be Home Sun" é uma ótima balada de power pop, interpreta muito bem pelo subestimado vocalista Noddy Holder, com direito a um sonoro arroto. O disco ainda reserva a espetacular "Get Down And Get With It" e a clássica "Born To Be Wild", tocada de forma ainda mais truculenta do que na versão do Steppenwolf.

Slade Alive! é o registro de uma autentica banda de rock n' roll, que na sequência ainda lançou o ótimo Slayed?. Ainda que nem sempre lembrados, o grupo influenciou nomes como Ramones, Runaways, Cheap Trick, Kiss, Mötley Crüe, Quiet Riot, Def Leppard e Nirvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário