quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: Bandas que acabaram / Bandas que voltaram

Sem conversa fiada, ficou claro no titulo sobre o que este post trata: bandas que encerram as atividades e bandas e voltaram neste ano de 2011. Vamos a elas!

BANDAS QUE ACABARAM

White Stripes
Logo no começo do ano, o nada acomodado Jack White decidiu colocar um fim amigável em sua parceria com Meg White. Apesar do White Stripes ser uma das bandas mais interessantes que surgiu na ultima década, Jack tem tantos projetos (dentre eles o ótimo The Reconteurs) que é difícil sentir falta da dupla, que muito provavelmente daqui alguns anos voltará com disco novo e tour extremamente disputada.

R.E.M.
O R.E.M., que lançou este ano o ótimo Collapse Into Now, estava em um de seus melhores momentos, compondo músicas com sonoridade crua e bastante rockeiras, remetendo até mesmo ao excepcional começo da banda. Foi justamente neste ponto que a banda decidiu encerrar as atividades. Sem tour de despedida, sem grandes explicações. Um fim digno para uma banda digna!

Sonic Youth
A banda mais influente do rock alternativo encerrou as atividades após fazer seu último show no Brasil no festival SWU. O fim da banda veio com a separação do casal Kim Gordon e Thurston Moore.

LCD SoundsystemÓtima banda encabeçada pelo grande James Murphy que decidiu botar um fim em sua curta e intensa carreira, com direito a um espetáculo histórico no Madison Square Garden. Nada mal.

Silverchair
Esse bom trio decidiu por fim a suas atividades de maneira bastante pacifica entre os integrantes. A grande verdade é que a banda não da mais retorno, sendo assim, cada um foi buscar novas experiências. Daniel Johns, por exemplo, está trabalhando com trilha sonora. Não se espantem se a banda voltar daqui alguns anos.

Pedra
Grande banda do brasileira que fundia com propriedade a sonoridade rockeira de bandas dos anos 70 com uma brasilidade característica do rock nacional. Com falta de espaços para tocar, o fim foi praticamente inevitável. 


BANDAS QUE VOLTARAM

Obs: Apesar de bandas como o Black Sabbath, Beach Boys, Stone Roses e The Darkness terem anunciado a volta das formações originais, não citarei elas com maiores detalhes pois as voltas ocorrerão de fato apenas no ano que vem.

Blink 182
Mesmo não gostando da banda, fiquei na expectativa de ouvir os novos sons do grupo devido a competência do baterista Travis Barker. E não é que a longa pausa na carreira e alguns anos de maturidade ajudaram a banda. Tá certo, as músicas novas não são grande coisa (muito menos as velhas), mas até que tem algumas partes interessantes.

System Of A Down
Mesmo sem lançar disco novo, o SOAD voltou após anos de hiato, passando pela primeira vez pelo Brasil em shows em São Paulo e no Rock In Rio.

Limp Bizkit
A banda do chatíssimo Fred Durst e de músicos talentosos lançou um novo disco contendo letras pavorosas, vocais ridículos e instrumental preciso dos tais músicos talentosos. É mais do mesmo, só que desta vez, com menos holofotes da mídia.

Outras bandas voltaram, dentre elas o RPM, mas honestamente acho tão irrelevante que nem vou avaliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário