domingo, 24 de julho de 2011

TOP 5: Revival da soul music

A morte de Amy Winehouse foi recebida com muita tristeza por todos admiradores da cantora, mas um dos grandes presentes que ela deixou ao grande público tem tudo para continuar vivo. Com o sucesso do disco Back To Black, outras cantoras da nova soul music começaram a aparecer com mais destaque na mídia. É isso que trago neste post. Cinco mulheres que, assim como Amy, carregam um grande talento como interpretes e compositoras.

1 - Joss Stone
Surgida em 2003, Joss Stone não chegou a atingir o mesmo sucesso de Amy, muito disso até mesmo por não promover os típicos barracos da recém falecida cantora. Acompanhada de uma sempre competente banda, uma voz impressionante e uma inteligente mistura da soul music da Motown com música pop, Joss Stone tem tudo pra continuar lançando bons disco. Assista o vídeo abaixo e curta sua fantástica voz (além dos dotes físicos que dispensam apresentações).

2 - Duffy
Esta boa cantora do País de Gales infelizmente não conseguiu o mesmo sucesso no Brasil que conquistou na Grã-Bretanha. Além de trazer um som mais moderno para a soul music, Duffy se destaca pela sua intensa e peculiar voz.

3 - Janelle Monáe
Descoberta por Big Boy (Outkast), Janelle Monáe tem um som ainda mais pop e moderno que as outras cantoras. O seu disco conceitual The ArchAndroid foi recebido com ótimas criticas. E não é pra menos, tendo em vista que o álbum tem ótimos arranjos que destacam a excelente voz da cantora. Vale lembrar que ela esteve no mesmo festival que trouxe Amy Winehouse para o Brasil e foi praticamente ignorada pelo grande público.

4 - Sharon Jones
Acompanhada da mesma banda que ficou famosa ao lado de Amy Winehouse, a Dap-Kings, a veterana Sharon Jones lançou recentemente o espetacular I Learned The Hard Way. Com uma sonoridade extremamente sessentista, o disco parece ter ficado guardado em algum porão embolorado por mais de 50 anos, tamanha a influência dos timbres típicos da Motown. Uma aula de como produzir a mais pura soul music.

5 - Adele
A nova queridinha do público e da mídia é a jovem Adele, uma ótima cantora, mas que honestamente não ouvi o suficiente para tirar grandes conclusões. Prometo corrigir essa falha ainda hoje. Faça o mesmo!

Se após ler este post você insistir em chamar Ke$ha de "diva", saiba que seu bom senso definitivamente foi pro saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário