terça-feira, 1 de agosto de 2017

TEM QUE OUVIR: Pantera - Far Beyond Driven (1994)

Por favor, escutem a faixa de abertura do Far Beyond Driven (1994) do Pantera e, se possível, me respondam: como é que esse álbum chegou ao topo das paradas nos EUA? É verdade que, mesmo que o auge do heavy metal tenha ficado para trás, o grupo texano já vinha causando burburinho há alguns bons anos. Todavia, o peso de "Strenght Beyond Strenght" aponta um novo rumo não só para a banda, mas para o heavy metal.


Clássicos como "5 Minutes Alone" e "I'm Broken", ambos com ótima rotação na MTV, ajudam a explicar o alcance do álbum, ainda que as músicas não façam concessão ao mainstream, sendo na verdade exemplos da força da banda.

Embora calcado no thrash metal, faixas como "Becoming" mostram que o grupo trazia novidades sonoras ao estilo. Muito disso graças a dobradinha formada pelos irmãos Vinnie Paul (bateria) e Dimebag Darrell (guitarra), que despejam em seus riffs uma sintonia rítmica que resulta num paredão indestrutível. Isso pode ser conferido na brutal "Slaughtered".

Seria injusto também não citar o baixo preciso de Rex Brown, que dispensa uma guitarra base mesmo no solos de guitarra. Alias, que solos! Todos virtuosos, inventivos e nervosos, vide "Throes Of Rejection", dona de final apoteótico.

O vocalista Phil Anselmo é imponente nas destruidoras "25 Years" e "Use My Third Arm". Já no curioso cover de "Planet Caravan" (Black Sabbath), ele se mostra versátil com sua voz limpa.

Produzido/mixado pelo Terry Date e com masterização do Ted Jensen, esse é o disco definitivo não só do Pantera, mas do metal moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário