quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MINHA NAMORADA E MEUS DISCOS MERDA: Pérola Negra, de Luiz Melodia

Com o recém falecimento do Luiz Melodia, foi inevitável não reouvir diversas vezes o maravilhoso Pérola Negra, disco de estreia do cantor/compositor carioca. Por ser um dos meus álbuns prediletos da música brasileira, achei que a Re também ia gostar (e tem como não?).

-------------------------------------------------------------------------------------

por Rena Alves, do Maria D'escrita

Dias atrás o Ju pediu que eu analisasse um clássico que, por mais que eu já tivesse ouvido falar, nunca tinha escutado. Tratava-se de Pérola Negra, álbum do Luiz Melodia.

Admito que demorei alguns dias pelo medo de cometer gafes, pois sei da importância do artista e de sua obra. Lembrei das músicas que já escutado do Luiz Melodia e o medo passou.

Antes das músicas, queria dizer que a capa me chamou tremenda atenção. Achei linda!

O disco começa com “Estácio, Eu e Você”, que eu já conhecia. Sempre achei fofa, sempre cantarolei somente o refrão. Gostosinha.

“Vale Quanto Pesa” começa e me encanta mais, não sei dizer o porquê, mas o gingado é algo que eu ouviria por dias sem parar.

“Estácio, Holly Estácio” é triste, do tipo de música que acho bonita, mas dificilmente me apego. Infelizmente com ela não foi diferente. Com certeza o problema não está na música, que tem uma letra linda, e nem no Estácio, lugar que não conheço, mas que despertou curiosidade durante a música. O problema está nos meus gostos mesmo.

“Pra Aquietar” confirma algo que já pensava há alguns minutos. Luiz Melodia pode ter muitas influências, as quais desconheço, mas já ouvi muito por aí que se espelha nesse ritmo dele. É um rockinho anos 70, né?

De maneira estranha, “Abundantemente Morte” ganha minha atenção e eu me encanto com o canto falado sobre a morte que chamamos de vida.

Ahhh, essa música eu conheço! Linda, incrível. “Pérola Negra” deve ser a mais famosa música do Luiz Melodia. Me abstenho dos comentários.

Quando li “Magrelinha” não tinha ideia de que música se tratava, acontece que na primeira frase eu já me senti familiarizada. Já sentiram algo bom ao ouvir uma música? Claro que já! Essa sou eu escutando “Magrelinha” e sabendo que ela é ela.

“Farrapo Humano” é maneira, animadinha, mas não se destacou, para mim.

Adorei “Objeto H”, que música gostosa de se ouvir. E amei a frase “um dia volto e digo você não foi comigo porque não leu o meu signo”. Engraçadinha.

Para finalizar o disco “Forró de Janeiro” chega trazendo alegria. Parece que já ouvi a música antes, mas não tenho certeza. Um belo forró para um belo disco. Não acho que haveria melhor maneira de terminar.

Falando em terminar, me despeço com alegria. Luiz Melodia salvou minha quarta e talvez muito mais.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário