segunda-feira, 19 de junho de 2017

O FESTIVAL DA MÚSICA NO CINEMA COMEÇOU!

Post dessa semana no Maria D'escrita

Hoje o papo aqui vai ser curto. Menos conversa e mais recomendações, já que começou o In-Edit (Festival Internacional do Documentário Musical) e os filmes em cartaz têm muito mais há dizer do que eu.
Segue uma lista com os filmes que mais chamaram a minha atenção:

Rough Cut And Ready Dubbed
Alguns jovens garotos ainda viviam a descrença no futuro e os problemas das ruas. O punk rock havia sido feito para eles, mas o auge do estilo já havia passado. Eis a história sociocultural do post-punk de grupos como Sham 69 e Stiff Little Fingers.
- Cine Olido, 20/06 (15h)

The Decline Of Western Civilization
Um retrato definitivo da cena punk rock de Los Angeles. Estrelando: Black Flag, Circle Jerks, The Germs, X, dentre outros.
- Cine Olido, 20/06 (19h)

I Called Him Morgan
Aos 16 anos ele já tocava com Dizzy Gillespie. Foi para a banda do Art Blakey e moldou a sonoridade da Blue Note. Mas aos 33 anos sua esposa o assassinou em um clube de jazz. A história de um brilhante trompetista envolto as misteriosas circunstâncias de sua morte.
- Cine Sesc, 20/06 (21h30)

Bill Frisell: A Portrait
Bill Frisell é um dos mais talentosos e subestimados guitarristas dos últimos 30 anos. Ele passeia pelo jazz, rock e música experimental com incrível competência e naturalidade. Só por esse motivo já vale a pena assistir um filme sobre ele. Um verdadeiro anti-herói da guitarra!
- Cine Olido, 21/06 (17h)

I Am Thor
Nunca ouvi falar sobre esse filme, mas, ao que consta, narra a bizarra história do Jon Mikl Thor, um figurão fisiculturista que sempre esteve à beira do sucesso, mas acabava esbarrando em algum obstáculo. Para quem curte enredos reais tragicômicos e o som fanfarrão de grupos como o Slade, é prato cheio. Eu adoro!
- Cine Sesc, 21/06 (17h)

One More Time With Feeling
Com direção do Andrew Dominik, o filme mostra o processo de composição e gravação do Skeleton Tree, primeiro disco do brilhante Nick Cave após a trágica morte de seu filho. Doloroso e intenso.
- Cine Sesc, 21/06 (19h15)

Rumble - The Indians Who Rocked The World
Algo que sempre me atentei, pouco ouvi falar, mas finalmente chegou ao cinema: a influência dos nativos americanos no rock.
- Cine Olido, 22/06 (17h)

Sotaque Elétrico
Do pau-elétrico ao rock moderno: a história da guitarra brasileira. Estrelando: Lanny Gordin, Armandinho, Aldo Sena, Heraldo do Monte, Carlini, Kiko Loureiro, Lúcio Maia, Pepeu Gomes, dentre outros. Pessoalmente confesso que é o que mais quero assistir.
Cine Olido, 23/06 (15h)

Breaking A Monster
Garotos de 13 anos formam uma banda de speed metal (Unlocinkg The Truth) e são agenciados por um ex-Disney (manager do Jonas Brothers) com método de trabalho questionável. Eles tocam nas ruas e sonham com os grandes palcos do mundo. O resultado alcançado a gente confere no filme.
- Matilha Cultural, 23/06 (15h30)

Botinada! A Origem do Punk no Brasil
Nome autoexplicativo! Vale lembrar que esse ótimo filme tem direção do Gastão Moreira.
- Cine Olido, 24/06 (19h)

Loki: Arnaldo Baptista
A história de um dos maiores personagens da música brasileira. Narra desde sua infância, passando pelo tropicalismo, os Mutantes (claro!), sua brilhante carreira solo, além de percorrer por suas atribulações pessoais. Um dos meus filmes brasileiros prediletos. Emocionante.
- Cinemateca Brasileira - Sala Petrobrás, 24/06 (17h15)

Punk Attitude
Quer saber o que o sempre atuante Don Letts tem à dizer sobre o punk rock (do som explosivo de Detroit até a ida para a Inglaterra e o espirito/fúria DIY)? Veja aqui!
- CCSP, 25/06 (17h30)

Sem Dentes! O Banguela Record e a Turma de 1994
A ascensão e queda do rock alternativo legitimamente brasileiro ao mainstream na década de 1990. Com direito a histórias divertiras envolvendo Titãs, Miranda, Raimundos, Mundo Livre S/A, Little Quail, o jornalismo da BIZZ e as grandes gravadoras (além dos pequenos selos).
- CCSP, 24/06 (15h)

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary
A história de um dos maiores ícones da música de todos os tempos. Se tiver 1 minuto de imagem dele tocando já vale a pena assistir.
Cinemateca Brasileira - Sala BNDS, 24/06 (18h)

Imagine Waking Up Tomorrow And All Music Disappeared
O inquieto Bill Drummond (fundador do KFL, criador do trance, topo das paradas britânicas e queimador literalmente de 1 milhão de libras) ressurge com uma proposta: um coro vocal onde os integrantes devem apagar suas memórias musicais. Me deixou confuso e curioso!
- Cine Olido, 25/06 (14h)

Hated: GG Allin & The Murder Junkies 
O filme sobre o personagem mais asqueroso da história da música! Comia bosta, agredia o público, se cortava, foi inúmeras vezes preso, viciado em heroína, anunciava seu suicídio no palco, defendia ideologias imorais, morreu jovem e tinha amigos (além de fãs) quase tão estranhos quanto ele. A música era uma merda, mas a história é imperdível.
- Infelizmente já saiu de cartaz, mas é possível encontrar legendado no YouTube.

Façam seus roteiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário