sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"País do que?"


Alguns devem se perguntar: o que é "Pais do Baurets". Mesmo me referindo claramente a uma das melhores bandas de rock brasileiro - Os Mutantes - devemos lembrar que o Brasil é um país sem memória e que, só agora, com as pessoas tendo a internet como fonte de pesquisa, alguns artistas foram realmente valorizados. Sendo assim, fica a explicação:

O nome do blog foi retirado do quinto disco do trio, Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets. Ainda sim, alguém mais curioso pode perguntar: "mas e que raios é "baurets"?". A resposta vem curta e objetiva: maconha! Diz a lenda que era assim que Tim Maia chamava seus cigarros da erva.

Mas além do peculiar nome, algo mais chama atenção neste ótimo disco de 1972, como por exemplo o fato de ser o último com a formação que consagrou o grupo, ou seja, com as estrelas Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e os também importantíssimos Dinho Leme (bateria, irmão do Reginaldo Leme, comentarista de Fórmula 1) e Liminha (baixo, posteiromente produtor de sucesso).

No álbum, Os Mutantes tomaram um caminho mais rockeiro e menos experimental, como fica claro na primeira faixa, um petardo chamado "Posso Perder Minha Mulher, Minha Mãe, Desde Que Eu Tenha O Rock n' Roll". Dai pra frente vem só maravilhosas músicas, dentre elas, a belíssima "Vida de Cachorro", trilha perfeita para o romance de Rita com Arnaldo; a cativante "Dune Buggy"; a latina "Cantor de Mambo"; "Balada do Louco" (premonição?) talvez a música mais famosa do grupo; a pesada "A Hora e A Vez do Cabelo Nascer" (chegou a ser regravada pelo Sepultura em uma versão em inglês) e a clássica "Rua Augusta" (um dos melhores solos de guitarra brasileiro).

Um disco fantástico, embora poucas vezes citados devido a excelência dos quatro álbuns anteriores do grupo. Todavia, não tem como negar que é um trabalho inspiradíssimo, principalmente no que diz respeito as guitarras de Sérginho, como era chamado ainda nos tempos da Pompéia. Mas deixarei essa história bairrista para um próximo post.